A ENERGIA SOLAR, ou SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICO , é um sistema que possibilita a produção de energia elétrica limpa e renovável, através da conversão da energia solar (raios solares UV).
O potencial de crescimento do Brasil neste tipo de produção de energia é muito grande. Visto que, aqui, a incidência de luz solar prevalece por boa parte do ano.
Segundo a EPE (Empresa Pesquisa Energética), a ENERGIA SOLAR será responsável por 10% da produzação nacional até 2030.
Atualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), garante descontos na conta de luz para usuários que utilizam o sistema em seus imóveis, no longo prazo isso pode representar uma grande economia para o consumidor.
Para ter um SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICO em sua casa, você precisará de um projeto técnico elaborado por um profissional devidamente registrado nos órgãos competentes, para assim, iniciar o processo de dimensionamento do sistema que atenderá sua necessidade. Além disso, precisaremos fazer os tramites para solicitação de HOMOLOGAÇÃO junto à Concessionária que distribui energia elétrica em sua região.
Enquanto o processo corre para aprovação, orçaremos com nossos fornecedores, os componentes do KIT DE ENERGIA SOLAR, que de forma resumida, são:
- PAINÉIS FOTOVOLTAICOS;
- INVERSORES (ON GRID/OFF GRID);
- BATERIAS (para sistema OFF GRID);
- SUPORTES PARA FIXAÇÃO;
- CABOS E CONECTORES.
TIPOLOGIAS DO SISTEMA
O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICO pode ser dividido em duas metodologias, que são:
- Sistema de energia fotovoltaico ON GRID, onde o sistema de geração de energia elétrica está conectado ao sistema de distribuição de energia elétrica da concessionária, e a produção de energia solar excedente (aquela que não é consumida pelos dispositivos elétricos/eletronicos presentes no imóvel) é devolvida para a rede pública, gerando assim, um abatimento e respectivo desconto na conta de luz do consumidor.
- Sistema de energia fotovoltaico OFF GRID, onde o sistema de geração de energia possui uma rede de baterias carregáveis integrada, para armazenagem da produção de energia excedente e utilização nos momentos onde não á incidência de luz solar.